O C.M.E.I. era denominado de
creche Rose Mary Pelissari, a qual foi inaugurada em 1990, sob o decreto nº.
142/90 de 03/07/90, localizada no Bairro Itaipu na administração do prefeito
Elias Carrer e gestora Terezinha Casanova, contando com o trabalho de nove
funcionários com ajuda de voluntários para atender 40 crianças de quatro meses
a seis anos de idade em período integral, em duas salas de aula, tendo como
objetivo principal o assistencialismo, ou seja, cuidar das crianças pequenas
enquanto os pais estivessem trabalhando. A estrutura física construída contava
com 160 metros quadrados com duas salas de aula, secretaria, cozinha,
refeitório, lavanderia, dois banheiros e um almoxarifado.
A denominação da Creche representa o
reconhecimento da comunidade local ao trabalho desenvolvido em vida por Rose
Mary Pelissari, como voluntária da assistência social em Medianeira, onde
fundou o Centro Social Urbano, no qual trabalhou por mais de três anos com o
primeiro grupo de idosos, além de ter colaborado com as atividades do Provopar
(programa de Voluntariado Paranaense) e integrado a diretoria local da L.B.A.
(Legião Brasileira de Assistência) entre os anos de 1982 e 1985.
Segundo a resolução nº 666/93 de 02/03/1993, ficou
autorizado a funcionar nos termos da legislação vigente a Pré - Escola
Municipal Rose Mary Pelissari - Creche, Maternal e Jardim de Infância, mantida
pela Prefeitura Municipal.
Devido a
grande procura por vagas e espaço físico insuficiente, houve a necessidade de
aumentar as antigas instalações. A Prefeitura Municipal de Medianeira,
representada pelo prefeito Antônio Luiz Baú, inaugurou a segunda etapa em
agosto de 1996, adaptando o antigo salão da Associação de Moradores do Bairro,
localizado ao lado da creche e construindo uma nova área de serviço e saguão
para unir as duas estruturas.
Conforme resolução nº 2708/07 de 05/06/2017,art. 1º Renovar, até o final
do ano letivo de 2007, o prazo da autorização para funcionamento da Educação
Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Rose Mary Pelissari, situado
na Avenida joão XXIII, 3570, do Município de Medianeira, NRE de foz do Iguaçu.
Segundo resolução nº 4192/08, o Centro de Educação teve o prazo de autorização
para funcionamento da Educação Infantil por mais 03 anos. Sob a resolução
nº921/12 de 06/02/2012 art. 1º Credenciar o CMEI, pelo prazo de 5 anos, a
partir da ata da publicação da presente Resolução. Na resolução nº 4609/14 de
28/08/2014, renova por mais 03 anos, o prazo da autorização para funcionamento
da Educação Infantil do CMEI.
O
Programa PROINFÂNCIA - Programa Nacional de Reestruturação e
Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, criado pelo governo
federal (MEC e FNDE), faz parte das ações do plano de Desenvolvimento da
Educação (PDE), visando aprimorar a infraestrutura escolar, referente ao ensino
infantil, tanto na construção das escolas, como na implantação de equipamentos
e mobiliários adequados, uma vez que esses refletem na melhoria da qualidade da
educação.
O
programa além de prestar assistência financeira aos municípios, com caráter
suplementar, padroniza e qualifica as unidades escolares de educação infantil
da rede pública.
A
organização de turmas é feita pela idade cronológica tendo parâmetro 31/03, em
observâncias as Diretrizes Operacionais para a matrícula no Ensino Fundamental
e na Educação Infantil expressas na Resolução n] 6, de 20 de outubro de 2010 do
Conselho Nacional de Educação, Lei Estadual nº 18.492, de 24 de junho de 2015
que aprova o Plano Estadual de Educação do Estado do Paraná e Deliberação
nº02/2014, de 03/12/2014, do Conselho Estadual de Educação do Paraná, que estabelece Normas e Princípios para
Educação Infantil no Sistema de Ensino do Estado do Paraná. há de ressaltar no
critério adotado para organização das modalidades o respeito à infância e às
condições concretas de desenvolvimento das crianças e suas singularidades, bem
como, os espaços físicos, os equipamentos e materiais pedagógicos existentes
que propiciam a ludicidade, tendo como
parâmetro também a relação professor aluno, cumprindo assim, com as funções
indispensáveis na educação infantil de educar, cuidar e brincar, cuja
preparação do tempo e espaço é fundamental para o pleno desenvolvimento da
criança e suas relações sociais.