HISTÓRICO


O C.M.E.I. era denominado de creche Rose Mary Pelissari, a qual foi inaugurada em 1990, sob o decreto nº. 142/90 de 03/07/90, localizada no Bairro Itaipu na administração do prefeito Elias Carrer e gestora Terezinha Casanova, contando com o trabalho de nove funcionários com ajuda de voluntários para atender 40 crianças de quatro meses a seis anos de idade em período integral, em duas salas de aula, tendo como objetivo principal o assistencialismo, ou seja, cuidar das crianças pequenas enquanto os pais estivessem trabalhando. A estrutura física construída contava com 160 metros quadrados com duas salas de aula, secretaria, cozinha, refeitório, lavanderia, dois banheiros e um almoxarifado.

       A denominação da Creche representa o reconhecimento da comunidade local ao trabalho desenvolvido em vida por Rose Mary Pelissari, como voluntária da assistência social em Medianeira, onde fundou o Centro Social Urbano, no qual trabalhou por mais de três anos com o primeiro grupo de idosos, além de ter colaborado com as atividades do Provopar (programa de Voluntariado Paranaense) e integrado a diretoria local da L.B.A. (Legião Brasileira de Assistência) entre os anos de 1982 e 1985.

Segundo a resolução nº 666/93 de 02/03/1993, ficou autorizado a funcionar nos termos da legislação vigente a Pré - Escola Municipal Rose Mary Pelissari - Creche, Maternal e Jardim de Infância, mantida pela Prefeitura Municipal.

      Devido a grande procura por vagas e espaço físico insuficiente, houve a necessidade de aumentar as antigas instalações. A Prefeitura Municipal de Medianeira, representada pelo prefeito Antônio Luiz Baú, inaugurou a segunda etapa em agosto de 1996, adaptando o antigo salão da Associação de Moradores do Bairro, localizado ao lado da creche e construindo uma nova área de serviço e saguão para unir as duas estruturas.

       Conforme resolução nº 2708/07 de 05/06/2017,art. 1º Renovar, até o final do ano letivo de 2007, o prazo da autorização para funcionamento da Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Rose Mary Pelissari, situado na Avenida joão XXIII, 3570, do Município de Medianeira, NRE de foz do Iguaçu. Segundo resolução nº 4192/08, o Centro de Educação teve o prazo de autorização para funcionamento da Educação Infantil por mais 03 anos. Sob a resolução nº921/12 de 06/02/2012 art. 1º Credenciar o CMEI, pelo prazo de 5 anos, a partir da ata da publicação da presente Resolução. Na resolução nº 4609/14 de 28/08/2014, renova por mais 03 anos, o prazo da autorização para funcionamento da Educação Infantil do CMEI.

      O Programa  PROINFÂNCIA  - Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, criado pelo governo federal (MEC e FNDE), faz parte das ações do plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), visando aprimorar a infraestrutura escolar, referente ao ensino infantil, tanto na construção das escolas, como na implantação de equipamentos e mobiliários adequados, uma vez que esses refletem na melhoria da qualidade da educação.

      O programa além de prestar assistência financeira aos municípios, com caráter suplementar, padroniza e qualifica as unidades escolares de educação infantil da rede pública.
      A organização de turmas é feita pela idade cronológica tendo parâmetro 31/03, em observâncias as Diretrizes Operacionais para a matrícula no Ensino Fundamental e na Educação Infantil expressas na Resolução n] 6, de 20 de outubro de 2010 do Conselho Nacional de Educação, Lei Estadual nº 18.492, de 24 de junho de 2015 que aprova o Plano Estadual de Educação do Estado do Paraná e Deliberação nº02/2014, de 03/12/2014, do Conselho Estadual de Educação do   Paraná, que estabelece Normas e Princípios para Educação Infantil no Sistema de Ensino do Estado do Paraná. há de ressaltar no critério adotado para organização das modalidades o respeito à infância e às condições concretas de desenvolvimento das crianças e suas singularidades, bem como, os espaços físicos, os equipamentos e materiais pedagógicos existentes que propiciam a ludicidade, tendo  como parâmetro também a relação professor aluno, cumprindo assim, com as funções indispensáveis na educação infantil de educar, cuidar e brincar, cuja preparação do tempo e espaço é fundamental para o pleno desenvolvimento da criança e suas relações sociais.